quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Ganesh,o deus da boa fortuna


No hinduísmo,Ganesh,é uma das mais conhecidas e veneradas representações de deus. Ele é o primeiro filho de Shiva e Parvati, e o "esposo" de Buddhi .Considerado o mestre do intelecto e da sabedoria, ele é representado com uma grande barriga, quatro braços e a cabeça de elefante com uma única presa, montado em um rato ele é freqüentemente representado sentado, com uma perna levantada e curvada por cima da outra.

Ganesh é o símbolo das soluções lógicas, e deve ser interpretado como tal. Seu corpo é humano enquanto que a cabeça é de um elefante, e ao mesmo tempo, seu transporte (vahana) é um rato. Desta forma Ganesh representa uma solução lógica para os problemas, ou "Destruidor de Obstáculos".Ganesh é o som primordial, OM, do qual todos os hinos nasceram. Quando Shakti (Energia) e Shiva (Matéria) se encontram, ambos o Som (Ganesha) e a Luz (Skanda) nascem. Ele representa o perfeito equilíbrio entre força e bondade, poder e beleza. Ele também simboliza as capacidades discriminativas que provê a habilidade de perceber a distinção entre verdade e ilusão, o real e o irreal.

Em termos gerais, Ganesha é uma divinidade muito amada e frequentemente invocada, já que é o Deus da Boa Fortuna quem proporciona prosperidade e fortuna e também o Destruidor de Obstáculos de ordem material ou espiritual. É por este motivo que sua graça é invocada antes de iniciar qualquer tarefa (por exemplo, viajar, prestar uma prova, realizar um assunto de negócios, uma entrevista de trabalho, realizar uma cerimônia) com mantras como: Aum Shri Ganeshaya Namah (salve o nome de ganesha), ou similares. É também por esse motivo, que tradicionalmente, todas as sessões de bhajan (cântico devocional) iniciam com uma invocação de Ganesha, o Senhor dos "bons inícios". Por toda a Índia de cultura hindu, o Sennhor Ganesha é o primeiro ídolo colocado em qualquer nova casa ou templo.
Além disso, Ganesh é associado com o primeiro chakra, que representa o instinto de conservação e sobrevivência e de procriação. O nome desse chakra é muladhara..

3 comentários:

  1. Clara Luz,

    Beautiful pictures of Ganesh! Can you share any stories of acts of kindness that you have committed or witnessed with my blog?

    http://randomactsofconditionlesskindness.blogspot.com

    TakeAction!

    ResponderExcluir
  2. esse Ganesh e meu! meu, meu , meuuuuuu!
    rs..adorei ve-lo aqui!!!!
    eu nao te mandei a foto melhor nao, foi?
    tb, vc nao cobrou...rs

    beijao!

    ResponderExcluir